Formação, Aliada do Futuro e do Sucesso

27 dezembro 2021
Raquel Jorge, Coordenadora Desenvolvimento Profissional | Revista Human Premium 2021

«A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.»

Albert Einstein

 

 

A formação sempre foi uma componente a ter em conta no que toca à gestão das pessoas nas empresas. No entanto, nem sempre foi muito valorizada e acarinhada, quer pelas empresas, quer pelos seus colaboradores, e pelos mais diversos motivos, mas o paradigma mudou. Cada vez mais a formação é classificada como um aliado estratégico para a evolução e desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, das empresas.

Se pensarmos no modelo «Employee Life Cycle», a formação acompanha e tem impacto em várias fases, nomeadamente na integração do colaborador, dando a conhecer a organização, o seu projeto e as suas características, bem como as funções específicas; na fase de desenvolvimento, potenciando o desempenho do colaborador e, por fim, na fase de envolvimento através da partilha de informação e também na promoção do bem-estar do colaborador.

A necessidade de atualização constante, a importância da partilha de conhecimentos, a possibilidade de olhar para o trabalho do dia-a-dia noutra perspetiva, tudo isto é essencial para o crescimento saudável e próspero das empresas. Tem-se tornado evidente para as mesmas que a aposta na formação dos colaboradores é um fator distintivo e que contribui para a motivação, o empenho, a produtividade e o sentido de pertença, refletindo-se quer nos resultados obtidos, quer também na taxa de retenção. Este último fator torna-se atualmente essencial face à crise de escassez de recursos humanos no mercado de trabalho e para redução dos custos financeiros e de tempo na formação inicial de colaboradores. Assim, mais do que uma obrigação legal, a aposta na formação é um fator estratégico que se reflete na sustentabilidade e na competitividade das empresas.

Com base nesta premissa, a Vertente Humana desenvolveu a sua área de formação aliando o seu vasto ‘know-how’ no mercado dos recursos humanos, criando uma proposta de valor diversificada, exigente e qualificada para as empresas. Num mercado tão competitivo, a área de formação da Vertente Humana pauta-se pelos princípios de qualidade da formação certificada pela DGERT, aliando- se a um adequado planeamento das ações de formação que corresponda às reais necessidades e expectativas dos nossos formandos e clientes.

Propomo-nos a uma oferta abrangente a nível da formação, dinamizando cursos de formação (inter e intraempresas) nas mais diversas áreas, desde o desenvolvimento de ‘soft skills’ até a um nível mais técnico. Disponibilizamos também programas formativos atrativos para as empresas (Pack Vertente), bem como intervenção a nível mais amplo através do serviço de gestão da formação, auxiliando as empresas na complexa tarefa de gerir a componente estratégica, técnica e operacional da formação. Com o intuito de potenciarmos o nosso papel facilitador junto das empresas, dispomos de uma oferta formativa em diversos formatos, realizando ações de formação presencial, em qualquer ponto do país, bem como em formatos ‘e-learning’ (síncrono e assíncrono). O formato a distância decorre da emergente necessidade de digitalizar a formação, ultrapassando barreiras geográficas, aprendendo através da tecnologia, aumentando as oportunidades de aprendizagem, entre outros.

A missão da área de formação da Vertente Humana é colmatar necessidades ajustadas às diversas fases do ciclo de vida do colaborador e auxiliar as empresas numa estratégia de retenção de talento, através da aposta de formação ajustada e de qualidade, diferenciadora face à sua concorrência.