Desafios do Recrutamento em 2022

15 dezembro 2021
Sílvia Coelho, Coordenadora de Operações e Recursos Humanos | Revista RH Magazine

O próximo ano continuará a apresentar-nos grandes desafios quanto à captação e retenção de talentos. É fundamental as empresas continuarem a apostar em inovar e aprimorar os processos de recrutamento e seleção e irem acompanhando o mercado relativamente às tendências e condições oferecidas aos candidatos. Num mercado mais dinâmico, os candidatos procuram projetos distintos que possam trazer não só realização profissional, mas também enquadramento com a vida pessoal e que lhes permitam uma maior qualidade de vida. A flexibilidade laboral em aspetos como a duração do período de trabalho e o local deverão permanecer como temas relevantes.

Por parte dos candidatos, deverá permanecer a preferência em desempenharem as suas funções integralmente em teletrabalho ou em regime híbrido. Deste modo, acreditamos que as empresas que consigam fornecer essa possibilidade aos colaboradores (desde que as funções sejam compatíveis) terão franca vantagem na captação e retenção de recursos humanos. Assim, e mais do que nunca, o processo de recrutamento e seleção deverá valorizar no ser humano o seu potencial emocional, social e intelectual, aspetos fundamentais no contexto atual, porque é através destas qualidades que os colaboradores saberão lidar com os vários desafios do atual contexto, onde as mudanças e a incerteza são uma constante. A área de recrutamento e seleção comporta, assim, hoje em dia, uma responsabilidade ainda mais acrescida, dado que tem de encontrar os melhores profissionais, com as competências técnicas, humanas e sociais necessárias, que se enquadrem não só na cultura e estratégia da organização, mas também que consigam singrar no contexto atual de revolução tecnológica.

É importante que o processo de recrutamento e seleção seja igualmente atualizado e adaptado à nova realidade, devendo desenhar-se caso a caso, pois cada processo tem as suas particularidades. Atendendo à necessidade de uma crescente especialização de funções, a Vertente Humana está preparada para dar resposta aos vários processos de recrutamento e seleção, com ferramentas e tecnologia que nos permitem recrutar e avaliar os melhores candidatos, aplicando, quando necessário, testes psicotécnicos online ou de forma presencial. Apresentamo-nos como um parceiro estratégico das empresas, com capacidade para resolver eficazmente as necessidades de recrutamento e seleção, sem nunca descurar a tão necessária vertente humana em todos os processos, tanto no contacto com candidatos, como no relacionamento com os clientes-parceiros.