Consultoria


O serviço de consultoria permite ao cliente dispor de um conjunto vasto de serviços de apoio e assessoria à gestão dos recursos humanos, a todos os níveis, desde as questões mais básicas e operacionais do dia-a-dia, até às mais complexas, como a implementação de sistemas integrados de gestão.

Assim, este serviço, reveste-se de uma grande flexibilidade, podendo ser um complemento a uma Direção de Recursos Humanos, ou em alternativa, ser dirigido a empresas que não dispõem de um Departamento de Recursos Humanos ou que têm equipas reduzidas.

No âmbito deste serviço, temos as seguintes soluções:

- Aconselhamento Jurídico;

- Outsourcing de Processos de Recursos Humanos;

- Sistemas de avaliação e gestão de desempenho;

- Sistemas de remuneração;

- Sistemas de gestão de carreiras;

- Gestão administrativa de recursos humanos.

Assessment

Provas Psicométricas - A Vertente Humana disponibiliza baterias de provas psicométricas devidamente aferidas e validadas em contexto organizacional, acrescendo, claramente, valor quando comparado com outras provas psicométricas.

As provas situacionais permitem percecionar a sensibilidade e determinadas capacidades dos candidatos, de forma a obter ilações sobre o desempenho dos mesmos. Consiste em apresentar algumas situações do dia-a-dia que necessitem de uma solução e avaliar o conhecimento e a reação comportamental dos candidatos para a resolução desse problema e/ou situação, face aos requisitos e exigências de determinado perfil.

Avaliação Psicológica - A Avaliação Psicológica é sem dúvida um valioso instrumento de gestão de pessoas, na análise e identificação de fatores e competências emocionais, comportamentais e cognitivas, necessárias para o exercício de determinadas funções.

A Vertente Humana, através de métodos e técnicas específicas que fazem parte deste serviço, identifica os pontos fortes e fracos dos candidatos, emitindo pareceres imparciais sobre os seus comportamentos e potencial, relevantes para o desempenho de determinada função, contribuindo para uma maior eficácia do processo seletivo. A Avaliação Psicológica poderá assim reduzir o risco de rotatividade (turnover), significando economia de recursos.

A aplicação deste serviço poderá ter objetivos bem distintos, designadamente: a promoção ou reconversão de funções de recursos internos, ou ainda, na admissão de novos colaboradores.